sexta-feira, julho 07, 2006

360º

Antigamente as nossas vidas davam voltas de 360º. Grandes e gigantescas voltas, rodopios, carrosséis intermináveis. As nossas vidas não paravam, não interrompiam o seu movimento espiralar. Mas um dia alguém aprendeu um bocadinho de matemática. Disse que 360º é uma volta que nos deixa no ponto de partida, um círculo completo. E nós reduzimos a nossa vida a pequeninos semicírculos, ridículas meias voltas, figuras incompletas. Agora dizemos com ar convicto e sabedor: “A minha vida precisa duma volta de 180º!”.
Pois a minha não! A minha vida não se fica por meias-voltas e troca-tintas. A minha vida precisa duma volta completa, como se dizia dantes. “Isto vai ter de dar uma volta completa, minha menina!” Não me contento com π, com meias medidas. Eu quero os 360º a que tenho direito, as voltas completas, o carrossel imparável que nos enche o estomago de borboletas e outros lepidópteros, a espiral ascendente, o furacão arrasador.