segunda-feira, novembro 01, 2004

Tempos modernos

Ainda gostava de saber porque é que as pessoas dizem “teimosa como uma mula”. Bem se vê que não conhecem nenhuma... eu lá alguma vez fui teimosa? Sempre a trabalhar, anos a fio, a puxar carroça, transportar cargas, até cheguei a puxar o arado antes de se comprar o tractor cá para a quinta.
Mas o que eu mais gostava era de passear a miudagem. Vinham sempre com os bolsos cheios de cenouras e de torrões de açúcar, eu passava tardes deliciosas. E no tempo das maçãs... isso é que era engordar. O que eu gosto de maçãs.
Mas os miúdos cresceram, já trabalham na cidade, vêm pouco à quinta. Trabalho também já não há muito, que as máquinas fazem-no todo.
Aqui passo os dias, tranquilamente a pastar. Nem filhos tive, dizem que as mulas são estéreis. Quando era mais nova ainda me fazia confusão ter um pai burro e uma mãe égua, mas com o tempo fui-me habituando. Dizem que é pela mistura que sou tão forte.
O meu patrãzinho dizia-me sempre:
- Que grande mula!
Com muito gosto!